sexta-feira, 23 de novembro de 2012

As "compras" da despensa da Catarina

Apesar de ter demorado um bocadinho mais, a Catarina também quis participar no passatempo "Vamos às compras...". Aqui fica o texto e algumas das fotografias que nos enviou. Obrigado pela participação e boa sorte, acaba já hoje o passatempo do teu desenho :)


Nós como não tivemos tempo para ir às compras, decidimos ir à nossa despensa e procurar os produtos que tínhamos e que eram produzidos em Portugal. Encontrámos várias coisas: ovos, leite, bolachas Belgas, cereais, óleo, açúcar, farinha de milho, sumo Compal e fruta.   
Podemos ver que são produtos portugueses pelos rótulos que fazem publicidades como “compro o que é nosso”, pelo código de barras que começa por 560, pela bandeira portuguesa e no caso da fruta porque compramos diretamente ao produtor.


Catarina Ferreira e pais

















3 comentários:

  1. Sónia (professora estagiária)25 de novembro de 2012 às 12:14

    Parabéns Catarina e família, uma maneira diferente e cheia de imaginação de responder ao desafio!! Continuação de bom trabalho, um beijinho:)!

    ResponderEliminar
  2. Filipa (professora estagiária)25 de novembro de 2012 às 18:51

    Gostei muito desta ideia das "compras na despensa".
    Parabéns e obrigado pela participação Catarina e família ;)
    E boa sorte que esta semana já ficas a saber se vais à Disney.

    ResponderEliminar
  3. Já agora uma explicação da estrutura numérica do código de barras:
    "O código EAN/UPC é um sistema internacional que auxilia na identificação inequívoca de um item a ser vendido, movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (tomando-se como exemplo o código 7898357417892):
    os 3 primeiros dígitos representam o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar a numeração no país (o prefixo 789 corresponde ao Brasil e 560, a Portugal);
    os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação do fabricante ou empresa proprietária da marca do produto; no exemplo é 835741 (6 dígitos);
    os dígitos 789 representam a identificação do produto, e são atribuídos pelo fabricante;
    o último dígito 2 é chamado de dígito verificador e auxilia na segurança da leitura.
    No total o código EAN-13 deve ter 13 dígitos. Vale ressaltar que os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração. Existem outros tipos de códigos padrões para diversas aplicações."
    Fonte: net (wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Codigo_barras)

    ResponderEliminar